O que é a Academia da Liberdade?

A Academia da Liberdade é um projeto do Estudantes Pela Liberdade, que visa formar lideranças estudantis por meio de uma série de treinamentos online e presenciais. Através de uma plataforma online e de fácil acesso, os estudantes poderão se inscrever em treinamentos de Gestão, Comunicação, Captação de Recursos e Gestão de Think Tanks ou Empreendedorismo, e assim, obter as ferramentas necessárias para conduzir projetos de forma ordenada e eficaz. O projeto surgiu da necessidade de fornecer treinamento ativo/aplicado, e agregar bagagem e experiência à vida profissional de jovens que estão iniciando suas carreiras ou tentando ingressar no mercado de trabalho.
Capacitar estudantes a se tornarem lideranças ativas através de ferramentas e ensinando aos participantes noções gerais de Ciência Política; gerenciamento de grupos de estudos; técnicas de oratória e comunicação profissional; como também auxiliar os participantes na criação de narrativas e retórica; noções básicas de marketing e ferramentas digitais; técnicas de networking e negociação; produção de projetos de captação de recursos; e Auxiliar na criação e gestão de Think Tanks ou Startup.
A participação é gratuita, validada por meio de inscrição online e aberta a qualquer estudante. Na inscrição serão pedidos dados como: nome, e-mail, cpf, telefone, idade, cidade, instituição de ensino, número de matrícula, se faz parte de algum Think Tank, e se já participou de programas anteriores do EPL. Esses dados serão essenciais para emissão de certificados validados como horas complementares e também para o diploma na Academia da Liberdade.

Módulos

A Academia será dividida em cinco cursos. Cada módulo conterá vídeo-aulas de aproximadamente uma hora de duração, indicações de leitura e outros materiais didáticos. As quatro primeiras etapas serão essencialmente online, e a última etapa do treinamento será online e presencial. Para que o participante avance para a etapa seguinte, é necessário completar cada módulo com suas respectivas atividades e requisitos. Ao final de cada módulo, será enviado um certificado de participação através do email fornecido na inscrição com horas complementares. Os alunos que se formarem na Academia da Liberdade, completando os cinco módulos, ganham o diploma de conclusão da Academia da Liberdade contando como horas extra curriculares de aproximadamente 60 horas.

1º Módulo - Introdução à Ciência Política

Este curso abordará conceitos fundamentais da Ciência Política, os principais pensadores e correntes, e aspectos estruturais do funcionamento da política. O objetivo é dar uma base sólida para que os alunos compreendam a matéria e saibam discutir criticamente assuntos relacionados.

2º Módulo - Treinamento de Gestão

Este curso abordará aspectos necessários para a gestão de grupos de estudo, de debates, e ativismo estudantil. Ao final destes módulos, o estudante deverá ser capaz de construir e gerir projetos e equipes.

3º Módulo - Treinamento de Comunicação

Este curso será dividido em módulos diversos dentro do escopo da comunicação oral e escrita. Abordará oratória, negociação, narrativa e marketing. O objetivo é auxiliar os estudantes a formular uma mensagem clara, e comunicá-la objetivamente e de forma a atingir o maior número de pessoas. Ainda neste curso, serão abordados aspectos da gestão de eventos, fazendo uso das ferramentas de comunicação aprendidas.

4º Módulo - Treinamento de Captação de Recursos

O treinamento deve apresentar noções básicas, fundamentais à Captação de Recursos e após a conclusão do treinamento os participantes devem estar aptos a arrecadar recursos para a realização de seu próprio projeto.

5º Módulo - Opção Gestão de Think Tanks

Este curso visa ensinar como transformar seu grupo em um Instituto. Nestes módulos os estudantes irão aprender noções básicas de gestão, a fim de se tornarem capazes de criar e administrar todas as áreas de um projeto.

5º Módulo - Opção Gestão de Startup

Este curso visa ensinar como transformar seu grupo em um negócio. Nestes módulos os estudantes irão aprender noções básicas de gestão, a fim de se tornarem capazes de criar e administrar todas as áreas de um projeto. É uma oportunidade, para quem sonha em abrir o próprio negócio.

Patrocinadores e Colaboradores:

Deixe sua sugestão!

O que você gostaria de aprender na Academia da Liberdade?